PETEE na Escola



O projeto PETEE na Escola é uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial da Engenharia Elétrica (PETEE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que visa democratizar o acesso ao conhecimento em robótica, eletrônica e programação para jovens e crianças, especialmente aqueles de baixa renda da rede pública de ensino. O objetivo principal é despertar o interesse pela tecnologia e oferecer perspectivas de crescimento profissional aos jovens que, muitas vezes, não têm acesso a esse tipo de conteúdo.

Durante as atividades, os membros do PETEE ministram aulas e oficinas práticas, como as de robô seguidor de linha e robô sumô. Essa abordagem prática e interativa permite que os jovens vivenciem a aplicação dos conhecimentos teóricos, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e o trabalho em equipe. Além de promover a inclusão tecnológica, o projeto busca inspirar os participantes a considerar carreiras nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, contribuindo para a formação de futuros profissionais inovadores e conscientes.

Planejamento para 2025


Em 2025, o PETEE na Escola expandirá suas atividades com novas oficinas, aulas e seminários, além de manter as tradicionais, como a de robô seguidor de linha. Entre as novidades, estão visitas guiadas à UFMG para jovens de baixa renda e treinamentos para professores, capacitando-os a replicar práticas de robótica e eletrônica em suas escolas. O objetivo é inspirar jovens, qualificar educadores e fortalecer a conexão entre a universidade e a sociedade.

Fique ligado nas nossas redes sociais ou entre em contato ➡️ CLICANDO AQUI para mais detalhes! 🚀

Junte-se a nós nessa jornada! Agende ➡️ CLICANDO AQUI uma visita nossa na sua instituição de ensino!

Anos anteriores



Ano 2024

Em 2024, o PETEE na Escola realizou seis atividades principais: Ação Jovem, Oficina no Coltec, Oficina no IFMG Ibirité, Palestra no CITEC, Palestra no Colégio Santa Maria e Curso na Fundação Torino. As atividades destacaram-se pela integração de teoria e prática, com demonstrações de protótipos robóticos, como o robô seguidor de linha, e a aplicação de conceitos de engenharia, eletrônica e programação, utilizando uma abordagem prática e interativa para engajar estudantes de diferentes idades e níveis de ensino.