O Programa de Educação Tutorial da Engenharia Elétrica – PETEE, elaborou este guia para acompanhar os alunos do curso de Engenharia Elétrica durante todo percurso acadêmico, um pequeno manual de consulta para ajudá-lo a resolver os problemas e dúvidas dentro da universidade de forma rápida e efetiva. Selecione no menu a seção de interesse do manual.
Vindo de outra faculdade? Saiba como aproveitar suas disciplinas!
Como ganhar experiência e me desenvolver dentro da UFMG?
Saiba quais as principais atividades extracurriculares da UFMG.
Entenda mais sobre sua carteirinha de estudante da UFMG.
Em que áreas posso me especializar na EE?
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Conheça as disciplinas obrigatórias e eletivas da Engenharia Elétrica.
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Como e para onde posso ir?
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Como a seção de ensino pode te ajudar?
Como realizar o processo de trancamento parcial ou total na UFMG?
Caso você tenha vindo de uma outra universidade ou outro curso na UFMG, é possível eliminar as disciplinas que você já fez e que fazem parte da grade da Engenharia Elétrica. Para isso, é preciso solicitar o aproveitamento de estudos no Colegiado da Elétrica. A coordenação vai avaliar a equivalência entre o programa das disciplinas que você já fez (conteúdo e carga horária) com alguma disciplina existente na UFMG. Se estiver tudo certo, você será dispensado.
O prazo para protocolar a solicitação de aproveitamento de estudos é estipulado no Calendário Acadêmico da UFMG e a solicitação deve ser feita no Colegiado do Curso.
Quando o resultado do aproveitamento sair, será registrado no sistema acadêmico as disciplinas que foram dispensadas. Caso seu pedido não seja aceito, o Colegiado vai te mandar um email informando o indeferimento.
É sugerido que se o aluno estiver matriculado na disciplina em que pediu dispensa, frequente as aulas até que obtenha resposta do processo. Caso isso não aconteça e o aproveitamento de estudos não seja aprovado, o aluno pode ser reprovado na disciplina.
Outra coisa é que as notas das atividades dispensadas não serão consideradas para o cálculo de RSG.
Todos formulários para o aproveitamento estão no moodle do Colegiado, na pasta “Formulários”. O passo a passo para acessar os documentos se encontra a seguir:
Diversas disciplinas durante o curso oferecem ao aluno a oportunidade de auxílio fora da sala de aula com os programas de monitoria. Neles é possível contar com a ajuda de um monitor, um aluno que já foi aprovado na matéria, para ajudar e tirar dúvidas de qualquer problema que aparecer durante os estudos.
Os horários das monitorias dependem da disciplina e da demanda. Geralmente, as mais requisitadas têm maior disponibilidade de monitor. O mais indicado ao aluno é perguntar quais são esses horários ao professor de cada matéria.
Para se tornar um monitor é necessário que o aluno tenha sido aprovado na disciplina desejada com certo êxito (pode-se ou não exigir uma nota mínima). Também é exigido que o RSG (Rendimento Semestral Global) do semestre anterior seja igual ou superior a 2, portanto, alunos do primeiro período não podem se candidatar. Por fim, os interessados passarão por um exame de comprovação de conhecimento, relacionado à disciplina, onde serão selecionados de acordo com a média obtida.
Cabe ao interessado em se tornar um monitor ficar atento ao lançamento de editais, divulgados pelo colegiado na lista da elétrica, em seu e-mail. Também é importante consultar o site da PROGRAD (Pró Reitoria de Graduação), https://www2.ufmg.br/prograd pois nele é possível ter informações como a cota de bolsas disponíveis para o ano.
O aluno que cumprir um programa de monitoria por no mínimo um semestre poderá pleitear a integralização de até um crédito. Para isso, deverá procurar o colegiado do curso e apresentar os seguintes itens:
A iniciação científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida pelos próprios alunos de graduação orientados por um tutor. Como o próprio nome diz, não deve ser necessária experiência prática para participar de uma IC, uma vez que nela será apresentada a oportunidade de iniciar sua busca por conhecimento prático.
Atuar em um projeto de iniciação Científica é de fundamental importância para a completa formação do aluno como engenheiro, uma vez que nele adquirem-se conhecimentos essenciais que não se obtém em sala de aula. Em geral, os diversos programas oferecidos têm o objetivo de iniciar o aluno na produção de conhecimento e na convivência cotidiana com o procedimento cientifico, assim como estimular a descoberta de inovações tecnológicas. É oferecida ao aluno a oportunidade de desenvolver a escrita acadêmica, apresentar resultados em eventos, aprender a sistematizar ideias, a sintetizar observações ou experiências, elaborar relatórios e demais atividades envolvendo o ofício de pesquisador.
Os programas de Iniciação Científica oferecidos na UFMG geralmente requerem uma carga horária mínima, mas oferecem ao aluno a oportunidade de montar um horário flexível que se encaixe na sua grade de matérias. Dessa forma, não é necessário se preocupar se atuar em um projeto o impedirá de cumprir as disciplinas do curso.
Querendo o aluno ingressar em uma IC, cabe ao próprio ir atrás daquelas que lhe interessam. Uma das principais formas de conseguir uma vaga é procurar professoresque atuam em projetos e, literalmente, pedir para participar. É importante também se manter sempre atento aos editais que são liberados durante o ano. Estes são amplamente divulgados pelo colegiado na lista da elétrica. Portanto, deve-se manter o e-mail vinculado ao colegiado sempre atualizado. Essas vagas oferecidas são ofertadas inicialmente à Central de Oportunidades, portanto é interessante ficar atento ao site https://centraloportunidades.eng.ufmg.br/documentos.html. Na seção “bolsas” estão dispostos os editais de IC disponíveis.
O aluno que participar de uma iniciação científica por no mínimo um ano pode procurar o colegiado do curso e pedir a integralização de 2 créditos em atividades de formação complementar. Se forem cumpridos dois projetos, o estudante, além de receber os créditos referidos, pode ainda atribuir mais 1 crédito pela mesma formação. Para realizar esses procedimentos, no entanto, são exigidas as documentações abaixo:
A extensão universitária ou extensão acadêmica é uma ação de uma universidade junto à comunidade a seu redor, disponibilizando, ao público externo à universidade, o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos dentro da universidade. Essa ação produz um novo conhecimento a ser trabalhado e articulado.
A ideia de extensão está associada à crença de que o conhecimento gerado pelas instituições de pesquisa deve necessariamente possuir intenções de transformar a realidade social, intervindo em suas deficiências e não se limitando apenas à formação dos alunos regulares daquela instituição.
O estágio é uma importante forma de aprimoramento profissional do estudante, pois possibilita um contato empírico com as matérias teóricas que lhe são passadas em sala de aula, fazendo assim o gancho entre teoria e prática, importantes para qualquer engenheiro.
Todos os alunos deverão cumprir o estágio curricular obrigatório (EC), este se encaixa na grade curricular do curso e deve ser feito após a integralização de, pelo menos, 1800 horas (120 créditos). Sendo assim, sua realização está prevista a partir do 8º período.
O estágio obrigatório deve ter duração de, no mínimo, 195 horas. Sendo que, dessas, 15 horas são relacionadas a atividades de acompanhamento em sala de aula e o restante, 180 horas, ao estágio em si. No entanto, essa carga horária deve ser cumprida obrigatoriamente em mais de 2 meses. Com isso, após seu término o aluno terá conseguido obter 13 créditos.
É oferecida ainda a possibilidade de cumprimento do estágio com atividades de extensão, mediante a participação do estudante em empreendimentos e projetos de interesse social, desde que essas atividades tenham possuído a carga horária mínima (180 horas) e se encaixem com os pré-requisitos do EC. Projetos de iniciação cientifica, acadêmicos (como o PET) e monitorias não são contados para isso.
O aluno pode ainda realizar o estágio não obrigatório. Este entra no âmbito das atividades de formação complementar. Para isto, no entanto, é necessário já ter sido aprovado em todas as disciplinas do 1º ao 4º período, ou ter cumprido 91 créditos e ter rendimento semestral global (RSG) maior ou igual a 2. Como formação complementar é possível aproveitar até 2 créditos por esta atividade.
Quem deseja iniciar um estágio, seja obrigatório ou não, deve ficar atento às oportunidades divulgadas muitas vezes pelo colegiado do curso. Diversos editais são abertos durante o ano. Cabe, então, ao aluno encontrar o que lhe interessa e participar do processo seletivo. Outra ferramenta importante para a busca é a Central de Oportunidades.
A Central é o setor responsável pela divulgação de bolsas de graduação, como monitorias e iniciação científica, bem como pela captação, análise e divulgação de vagas de estágio para alunos dos cursos de Engenharia e de emprego para os ex-alunos da instituição. Ela incentiva ações que reforçam o vínculo e compromisso do setor com a colocação dos alunos da graduação e dos já formados no mercado de trabalho. Sendo o setor responsável por todo o controle de estágios da Escola de Engenharia da UFMG é a partir dela que os documentos são administrados e encaminhados para assinaturas.
Portanto, para ingressar num estágio o estudante deve inicialmente procurar a Central, pegar e levar os documentos necessários. Estes documentos são disponibilizados no site https://centraloportunidades.eng.ufmg.br Nele também há uma seção de dúvidas frequentes, onde é possível esclarecer pontos sobre prazos, documentações, carga horária, etc. Para mais informações, procure a sala da central, cujo número e horários de atendimento também são disponibilizados no site acima.
Além do PET, a Escola de Engenharia oferece diversas outras oportunidades extracurriculares para que os alunos de Engenharia Elétrica possam complementar o conhecimento adquirido em sala de aula e obter experiências que podem até mesmo ir além dos muros da universidade, em com competições e eventos. Conversamos com membros destes órgãos e vamos descrever com a palavra destes membros o papel de cada um deles.
Procurando prover uma experiência diferenciada de contato com o mercado e com o empreendedorismo ainda na faculdade, a CPE Jr. é uma empresa júnior formada por alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Controle e Automação e Sistemas da UFMG. Com a missão de formar pessoas transformadoras, a CPE Jr. atende o mercado com projetos elétricos, eletrônicos, de TI e automação. Ao longo da vivência na empresa, são desenvolvidas habilidades além do escritório de projetos, como gestão, estratégia, liderança, vendas, marketing, gestão de pessoas, dentre outras.
O Núcleo UFMG Júnior é uma instância do MEJ - Movimento Empresa Junior - e tem a função de alinhar todas as Empresas Juniores da UFMG, desde eventos para promover a união das EJ’s de nossa universidade a preparar os conselhos das mesmas para as reuniões da FEJEMG - Federação de Empresas Juniores de Minas Gerais. Ainda, entre nossos eventos, estão ações solidárias (doação de sangue, arrecadação de alimentos e roupas) e eventos para promover o empreendedorismo em nosso meio (Sempre - Semana do Empreendedorismo e UaiFI!). Lembrando que todos os cargos do Núcleo são ocupados por membros das Empresas Juniores da UFMG.
O GEEE, ou G3E, é uma associação civil sem fins lucrativos e é a entidade estudantil representativa dos estudantes de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia da UFMG. Refundado no começo do século XXI, o GEEE acumula décadas de história no movimento estudantil da UFMG. Dentre suas atribuições estão nomear representantes discentes para os órgãos colegiados pertinentes, organizar e promover eventos culturais e acadêmicos que sejam de interesse para seus membros, servir de porta-voz para qualquer demanda de seus membros perante a UFMG e promover a integração entre todos os alunos do curso.
Fundado em 11 de dezembro de 1914, o Diretório Acadêmico da Escola de Engenharia da UFMG é a instituição máxima de representação dos alunos de engenharia dentro da Universidade. O DA tem por principais finalidades representar os estudantes da EEUFMG, patrocinar interesses do corpo discente e designar a representação dentro dos órgãos de deliberação da Escola, como os Colegiados, as Câmaras Departamentais e a Congregação. São atribuições do DA defender os interesses dos estudantes e contribuir para o prestígio da Escola de Engenharia da UFMG.
O Coral da Escola de Engenharia, que nasceu de uma em parceria com o Núcleo de Música Coral da UFMG, tem como objetivo a promoção de projetos culturais no âmbito do canto. Qualquer aluno ou funcionário da EEUFMG pode participar. O Coral conta com aulas de professores e alunos da Escola de Música da UFMG. Dessa forma, não é obrigatório ter experiência em canto para participar do projeto, mas ela será considerada um diferencial, caso exista.
A Associação Atlética da Escola de Engenharia da UFMG foi fundada em 1949 e consolida-se hoje como a maior Atlética de Minas Gerais. No esportivo, a AAAEE organiza campeonatos no âmbito interno da UFMG, estaduais e regionais, entre eles IntraENG, Inter UFMG, Calouríadas, Champions (Futsal), Mundial de Clubes (Futsal), TREM e, a maior delas, Engenharadas Mineiro. Atualmente, a Atlética conta com equipes das seguintes modalidades: Basquete, Futsal, Handebol, Vôlei, Atletismo, Natação, Tênis de Mesa, Tênis, Peteca, Xadrez, Judô, Jiu Jitsu, Futebol, Cheerleading, Charanga e E-Sports.
Bateria universitária da Associação Atlética da Escola de Engenharia da UFMG, formada por estudantes da própria escola.
A Engenharia UFMG Cheer é a primeira equipe de cheerleading da UFMG, pertencente à Associação Atlética da Escola de Engenharia.
A Engenharia Solidária é uma associação estudantil que busca humanizar a Escola de Engenharia da UFMG e impactar a sociedade por meio de ações sociais que mobilizem a comunidade. Atualmente, alguns dos projetos realizados pela Engenharia Solidária são: Gincana Solidária, Ação EJ, Semana da Solidariedade, Ação Educação, Ação de Natal e Troféu Solidário. A Engenharia Solidária realiza sempre visitas e entrega de doações a asilos, creches e abrigos.
Composta por estudantes de graduação em Engenharia da UFMG, a equipe Uai, Sô! Fly!!! participa anualmente da competição SAE Brasil Aerodesign, em São José dos Campos/SP. Nessa competição as equipes são desafiadas a projetar, construir e voar uma aeronave rádio controlada capaz de carregar a maior quantidade de carga. Aos vencedores é dada uma oportunidade de participar da SAE Aerodesign Internacional, nos Estados Unidos. A Uai, Sô! Fly!!! desenvolve seus projetos no Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA) da UFMG, um grande galpão que possui equipamentos de alta tecnologia que permitem que a UFMG seja uma das únicas universidades no mundo capaz de desenvolver por completo uma aeronave em suas instalações, desde a concepção do projeto até a construção.
Desenvolvimento e execução de projetos de pesquisa no âmbito da robótica autônoma, com ênfase no desenvolvimento de robôs a serem utilizados em competições de cunho nacional e internacional.
O Fórmula SAE UFMG é é uma equipe de competição composta por estudantes de seis engenharias da UFMG, que participa anualmente da competição Fórmula SAE Brasil. A missão é projetar, fabricar e testar um carro de alto desempenho, proporcionando aos integrantes condições necessárias para a aplicação dos conhecimentos obtidos na graduação, representando a UFMG e Minas Gerais nas competições. O evento desafia os estudantes de engenharia a projetar um veículo tipo fórmula e durante três dias cerca de 40 carros passam por provas estáticas e dinâmicas avaliando o projeto e o protótipo.
A equipe Fórmula Tesla UFMG desenvolve tecnologia automotiva focada em veículos puramente elétricos, que é aplicada em testes de campo na categoria Fórmula SAE. O intuito primordial é o aprendizado dos envolvidos, visando também demonstrar avançada tecnologia nacional para que o investimento no setor aumente substancialmente. Além de todos os subsistemas automotivos de alto desempenho envolvidos, há o destaque para o projeto de um diferencial eletrônico no acionamento de dupla tração traseira independente. Vale pontuar acelerados projetos e acordos de patrocínio bem-sucedidos. É um projeto inovador que busca aliar conhecimento, desenvolvimento e prática.
O Baja UFMG é uma equipe composta exclusivamente por estudantes de engenharia, que projeta veículos protótipos off-road, monopostos para serem avaliados em competições organizadas pela SAE - Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade. O intuito do projeto é participar das competições BAJA SAE regional, nacional e internacional, além de permitir a expansão do conhecimento adquirido em sala de aula e promover convivência com ferramentas de projeto utilizadas em indústrias. Os eventos reúnem, todos os anos, diversas equipes de estudantes e professores das principais escolas de engenharia do mundo e os veículos devem ser capazes de superar as mais adversas condições, respeitando as regras da competição.
A Equipe Milhagem UFMG é um projeto extracurricular, composto por alunos de graduação em Engenharia da UFMG. Nele, os estudantes aplicam o conhecimento obtido em sala de aula na construção de um protótipo de eficiência energética. Trata- se de um veículo, que é concebido desde o projeto das peças à sua fabricação, desenvolvendo e aplicando soluções inovadoras, visando a redução do consumo de combustível. A equipe disputa competições da categoria (até 2014, a Maratona Universitária de Eficiência Energética e, desde 2016, a Shell Eco Marathon) e é detentora do recorde nacional, obtido em 2006 com o protótipo CEA M2, registrando 598km/L. Atualmente ocupa o posto de vice-campeã brasileira.
Com o intuito de prover um ensino de excelência e condizente com os desafios do novo século, a Direção da Escola de Engenharia criou o Programa de Inovação na Educação em Engenharia ENG200, que visa melhorias que permitam o desenvolvimento profissional e pessoal ainda maior dos alunos que passam por ela. O ENG200 intenciona realizar diversas ações que buscam avanços curriculares, estruturais e também sociais, para fazer da formação em engenharia uma experiência cada vez mais prazerosa e sintonizada com o cotidiano. A renovação de uma Organização centenária e renomada pela qualidade do seu ensino é um dos exemplos do posicionamento visionário da Instituição e esse fato certamente justifica a atenção de potenciais parceiros.
O Sistemas Elétricos Experimentais (SELEX) é um projeto de extensão que promove, por um mês a cada semestre, encontros oficinas diversos, escolhidos em conjuntos pelos voluntários e participantes externos. Com isso, transforma visões de mundo e aprimora capacidades técnicas e humanas dos envolvidos. As oficinas visam troca de conhecimento e vivência ente jovens de diferentes contextos sociais. Isso ocorre por meio de aprendizado em eletrotécnica, informática, música, reutilização de materiais, grafitti, cerâmica, entre outros, assim como visitas a outros projetos.
O Equalizar é um Projeto de Extensão da UFMG que quer transformar a sociedade por meio da educação e do voluntariado. Formado por estudantes da universidade, o cursinho oferece gratuitamente cursos preparatórios para o ENEM, Vestibulares e para o Ensino Técnico a alunos das redes municipal e estadual de ensino da Grande BH. A grande missão é impactar positivamente a vida de jovens através de uma educação de qualidade, pautada no exemplo e no trabalho voluntário com o propósito de colaborar para a redução das desigualdades sociais e propiciar formas mais dignas de inclusão social através da criação de condições reais de ingresso ao Ensino Superior e Técnico de Qualidade.
O Curso Intensivo de Preparação de Mão de Obra Industrial (CIPIMOI) tem como principal objetivo oferecer aos operários das áreas da construção civil, elétrica e mecânica uma oportunidade de adquirirem noções teóricas dos serviços que realizam, criando a possibilidade de se sobressaírem no mercado de trabalho. Além disso, propõe-se a discutir a realidade sócio-política e seus reflexos no dia a dia destes trabalhadores. Os alunos do projeto, além de terem aulas técnicas, têm aulas de matemática, informática e comunicação e relações humanas.
Os alunos, professores e servidores da UFMG recebem uma carteira de identificação que permite o acesso a todos os acervos de bibliotecas da Universidade, aos restaurantes universitários, ao CEU (Centro Esportivo Universitário) e aos demais prédios da UFMG. O passo a passo para habilitar a carteirinha encontra-se a baixo:
IMPORTANTE: Lembre-se que a carteira de identificação serve somente para os ambientes da UFMG, e não é válida para nenhum tipo de meia-entrada.
A carteirinha do DCE (Diretório Central dos Estudantes) proporciona meia entrada em eventos e atividades culturais, artísticas, esportivas e de entretenimento e pode ser adquirida na praça de serviços, na sede do DCE. Para confecção da carteirinha, você precisa levar:
Se você for assistido pela FUMP nos níveis 1, 2 ou 3, você fica isento da taxa!
Na Engenharia Elétrica você pode se especializar em uma área com a qual se identifica mais. Isso acontece através dos Certificados de Estudos, que são baseados em grandes áreas de conhecimento dentro do curso. Existem cinco certificados fechados e seis certificados abertos.
A Eletrônica de Potência é a área da Engenharia Elétrica que tem como finalidade a conversão da energia das formas mecânica, solar, eólica, química e outras para energia elétrica e seu processamento nesta última forma, levando-se em consideração a qualidade, o rendimento, a atualização tecnológica e Operação confiável do sistema. Os campos de aplicação abrangem os setores industrial, comercial, de serviços e utilidades domésticas, automotivo, manipuladores robóticos, biomédico e outros. O engenheiro especialista em Eletrônica de Potência estará preparado para atuar nas áreas de desenvolvimento de produtos, indústria de transformação e produção de energia elétrica.
Por Sistemas de Energia Elétrica (SEE) entende-se o conjunto de conhecimentos que habilitem um profissional a atuar na implantação e operação dos sistemas de energia elétrica, bem como no planejamento de sua expansão, e no projeto dos equipamentos específicos empregados no sistema. O profissional formado estará potencialmente apto a participar das equipes de projeto, análise e planejamento na indústria, nas empresas de engenharia e concessionárias, bem como desenvolver seus próprios empreendimentos.
Por Telecomunicações entende-se o conjunto de disciplinas que permite a um profissional analisar, conceber, implementar e adaptar produtos ou sistemas de comunicação independentes ou aplicados a outros processos e mecanismos de tratamento da informação. sistemas de comunicação, comunicação de dados, comunicações sem fio e radiodifusão.
A trajetória de Computação no Curso de Engenharia Elétrica abrange um conjunto de habilidades que permite o engenheiro analisar, conceber, implementar e adaptar sistemas de computação. O Certificado de Estudos deve prover uma formação que inclui a arquitetura do computador nos níveis de hardware e software, a organização através de redes e as aplicações de tais sistemas na solução de problemas de engenharia.
A trajetória de Controle de Processos engloba um conjunto de disciplinas que permite a um profissional analisar, conceber, implementar e adaptar sistemas de controle de processos industriais, bem como os equipamentos e subsistemas específicos desses sistemas. O profissional deve estar potencialmente apto a atuar tanto nas empresas de engenharia e nas indústrias de produção de software e equipamentos para automação industrial, quanto nas indústrias usuárias da automação.
Microeletrônica é um tópico multidisciplinar e ubíquo na sociedade moderna. Seu desenvolvimento influencia diretamente áreas como computação, telecomunicações, robótica, automação e sensoriamento, assim como MEMS, e toda a cadeia de setores direta ou indiretamente decorrente das mesmas. A Microeletrônica tem um papel importante no mundo moderno, dado o constante avanço da indústria eletro-eletrônica através do oferecimento de produtos e sistemas com cada vez maior valor agregado para diferentes setores da sociedade.
A Engenharia Biomédica surgiu como curso de graduação há alguns anos e já assumiu um lugar de destaque dentre os cursos de Engenharia, tendo em vista a grande necessidade de utilizar a tecnologia em prol da Medicina, buscando soluções eficazes nos diagnósticos e na prevenção de problemas de saúde. O profissional se responsabiliza pelo projeto e elaboração de equipamentos médicos, biomédicos e odontológicos, tanto para diagnóstico de doenças quanto para o tratamento. Projeta a estrutura dos equipamentos, monta-os e faz sua manutenção corretiva e preventiva, calibrando-os e aferindo sua precisão. Com conhecimentos na área de informática e eletrônica, cria softwares que otimizam o uso das máquinas pelos profissionais da saúde. Também gerencia a área de compras de equipamentos. Realiza ainda pesquisas científicas sobre materiais e instrumentos biomédicos.
O cenário atual se apresenta cada vez mais competitivo e, para se destacar, é necessário apresentar características de um empreendedor inovador, um promotor em potencial da mudança e do desenvolvimento econômico. Para isso, é necessário o desenvolvimento de habilidades pessoais para se relacionar com os diversos atores ou stakeholders. O certificado em Empreendedorismo e Inovação busca desenvolver, nos graduandos, habilidades necessárias para a execução de atividades típicas do processo de inovação.
O Certificado de Estudos em Fontes Alternativas de Energia tem por objetivo fornecer ao aluno base técnica e científica suficiente para atuar como profissional de engenharia elétrica voltado ao mercado relacionado à energia, Formar um profissional de qualidade, sem perder a abrangência do engenheiro eletricista, A formação de profissional na área de energia é eminentemente sistêmica, abordando conteúdos interdisciplinares e multidisciplinares e Atender a uma crescente demanda na área de tecnologia e planejamento de sistemas de energia alternativa, face às crises energéticas não só brasileiras, mas sofridas por toda a comunidade internacional nas últimas décadas.
O mercado de trabalho em Engenharia de Áudio vem se tornando cada vez mais amplo e atrativo, uma vez que a proliferação de grandes estúdios de gravação e empresas de sonorização é eminente. Assim, abriu-se um enorme leque de oportunidades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias correlatas ao Áudio e Acústica, de forma a competir com os equipamentos e produtos importados. Os principais fabricantes nacionais estão de fato começando a investir em tecnologia, o que não era uma realidade a algumas décadas atrás. No Brasil, entretanto, ainda não existe um curso nessa área, que possibilite a formação adequada ao engenheiro, que dê uma visão objetiva dos problemas envolvendo áudio e acústica, e uma capacidade de transpor obstáculos propondo soluções. Nesse intuito, o certificado de Engenharia de Áudio busca capacitar os alunos para trabalhar com essas tecnologias.
Constituindo uma intersecção entre a Engenharia Elétrica, Mecânica e Computação, a robótica possui aplicações muito diferentes e significativa importância em diversas áreas do conhecimento, como psicologia, filosofia, ciência da saúde e biologia. O certificado é identificado pela formação de massa crítica tanto para pesquisa quanto para o mercado de trabalho, pela criação de uma formação sólida nos conhecimentos de base de robótica e pela flexibilização na escolha de disciplinas, sem perder o foco da formação básica.
O Certificado de Estudos padrão é o de Sistemas de Energia Elétrica, e a grade curricular é, a princípio, baseada nele. Caso você se interesse por alguma outra área, após ter cursado no mínimo 6 semestres você pode solicitar no colegiado do curso a sua mudança de certificado.
Existe um exame que tem como objetivo comprovar se o aluno possui o conhecimento devido para dispensar o curso de uma disciplina. Assim, se você julgar que já tem todo o conhecimento ministrado por alguma matéria e não quer cursá-la, pode requerer junto ao Colegiado o exame de comprovação de conhecimento.
O pedido da avaliação deve ser feito nos primeiros 15 (quinze) dias contados a partir do primeiro dia letivo do semestre, devendo ser feito junto ao Colegiado do curso. A aplicação da prova e divulgação do resultado pode levar muito tempo. Dessa maneira, o aluno solicitará ao Colegiado um requerimento com o seu pedido e a partir dele a coordenação do curso formará uma banca de 3 professores pertencentes ao departamento da disciplina para elaborar e aplicar o exame ao estudante. O departamento fixará a data, o local da prova e o conteúdo programático, sendo de responsabilidade do Colegiado informar ao aluno.
Professor do DEE | Contato | Sala |
---|---|---|
Alberto Resende de Conti | conti@cpdee.ufmg.br | 2103 |
Alessandro Fernandes Moreira | moreira@cpdee.ufmg.br | 2221 |
Ana Liddy Cenni de C. Magalhães | analiddy@gmail.com | 2526 |
Braz de Jesus Cardoso Filho | cardosob@ufmg.br | 2220 |
Bruno Vilhena Adorno | adorno@cpdee.ufmg.br | 2112 |
Carlos Andrey Maia | maia@cpdee.ufmg.br | 2115 |
Clever Sebastião Pereira Filho | clever@cpdee.ufmg.br | LRC |
Cristiano Leite de Castro | crislcastro@gmail.com | 2126 |
Danilo Barbosa Melges | danilomelges@ufmg.br | 2114 |
Danilo Iglesias Brandão | daniloiglesiasb@yahoo.com.br | 2218 |
Davies William de Lima Monteiro | davies@cpdee.ufmg.br | 2129 |
Diógenes Cecílio da Silva Júnior | diogenes@cpdee.ufmg.br | 2121 |
Eduardo Gontijo Carrano | carrano@cpdee.ufmg.br | 2218 |
Eduardo Nohme Cardoso | nohme@cpdee.ufmg.br | 2102 |
Elson José da Silva | elson@cpdee.ufmg.br | 2122 |
Felipe Campelo França Pinto | fcampelo@cpdee.ufmg.br | 2225 |
Fernando Henrique Silveira | silveira@cpdee.ufmg.br | 2110 |
Flávio Hara | fhara@dee.ufmg.br | 2119 |
Flávio Henrique Vasconcelos | fvasc@cpdee.ufmg.br | 2116 |
Frederico Gadelha Guimarães | fredericoguimaraes@ufmg.br | 2223 |
Glássio Costa de Miranda | glassio@cpdee.ufmg.br | 2100 |
Guilherme Augusto S. Pereira | gpereira@ufmg.br | 2117 |
Helder de Paula | helder@cpdee.ufmg.br | 2224 |
Henrique Resende Martins | henriquerm@gmail.com | 2113 |
Hilton de Oliveira Mota | hilton@cpdee.ufmg.br | 2111 |
Homero Nogueira Guimarães | hng@cpdee.ufmg.br | 2118 |
Ivan José da Silva Lopes | ivan@cpdee.ufmg.br | 2105 |
Jaime Arturo Ramírez | jramirez@ufmg.br | 2125 |
João Antônio de Vasconcelos | vasconcelos.joao.antonio@gmail.com | 2108 |
José Osvaldo Saldanha Paulino | josvaldo@cpdee.ufmg.br | 2127 |
Lucas de Souza Batista | lusoba@cpdee.ufmg.br | 2222 |
Luciana Pedrosa Sales | luciana@cpdee.ufmg.br | 2526 |
Luiz Guilherme Costa Melo | lmelo@cpdee.ufmg.br | 2130 |
Manuel Losada y Gonzalez | manuel@cpdee.ufmg.br | 2120 |
Maria Helena Murta Vale | mhelena@cpdee.ufmg.br | LRC |
Paulo F. Monteiro Palmeira | palmeira@cpdee.ufmg.br | 2109 |
Raquel Aparecida Freitas Mini | raquelmini@ufmg.br | 2526 |
Renato Cardoso Mesquita | renato@cpdee.ufmg.br | 2123 |
Ricardo Luiz da Silva Adriano | rluiz@cpdee.ufmg.br | 2226 |
Rodney Rezende Saldanha | rodney@cpdee.ufmg.br | 2124 |
Sidelmo Magalhães Silva | sidelmo@ufmg.br | 2219 |
Silvério Visacro Filho | visacro@cpdee.ufmg.br | LRC |
Victor Flores Mendes | victormendes@cpdee.ufmg.br | 2104 |
Wadaed Uturbey da Costa | wadaed@cpdee.ufmg.br | 2128 |
Wallace do Couto Boaventura | wventura@cpdee.ufmg.br | 2107 |
Professor do DELT | Contato | Sala |
---|---|---|
Adriano Vilela Barbosa | vilela@cpdee.ufmg.br | 2615 |
Alessandro Beda | beda@ufmg.br | 2613 |
Alexandre Rodrigues Mesquita | amesquita@cpdee.ufmg.br | 2600 |
André Paim Lemos | andrepl@cpdee.ufmg.br | 2603 |
Antônio de Padua Braga | apbraga@cpdee.ufmg.br | 2612 |
Armando Alves Neto | aaneto@cpdee.ufmg.br | 2404 |
Bruno Otávio Soares Teixeira | brunoot@cpdee.ufmg.br | 2519 |
Carmela Maria Polito Braga | carmela@cpdee.ufmg.br | 2603 |
Cássio Gonçalves do Rego | cassio@cpdee.ufmg.br | 2628 |
Claúdio Dias Campos | cdcampos@ufmg.br | 2404 |
Fernando de Oliveira Souza | fosouza@cpdee.ufmg.br | 2523 |
Fernando José da Silva Moreira | fernandomoreira@ufmg.br | 2629 |
Frank Sill Torres | franksill@ufmg.br | 2630 |
Guilherme Vianna Raffo | raffo@ufmg.br | 2525 |
Hani Camille Yehia | hani@cpdee.ufmg.br | 2610 |
Hermes Aguiar Magalhães | hermesam@gmail.com | 2626 |
Hugo César Coelho Michel | hugo.michel@cpdee.ufmg.br | 2517 |
Janier Arias García | janier.arias@cpdee.ufmg.br | 2601 |
José Luiz Silvino | silvino@cpdee.ufmg.br | 2518 |
Julio Cezar David de Melo | demelo@cpdee.ufmg.br | 2625 |
Lenin Martins Ferreira Morais | lenin@cpdee.ufmg.br | 2619 |
Leonardo Antônio Borges Tôrres | torres@cpdee.ufmg.br | 2608 |
Luciano Cunha de Araújo Pimenta | lucpim@cpdee.ufmg.br | 2524 |
Luciano de Errico | l.errico@cpdee.ufmg.br | 2611 |
Luis Antônio Aguirre | aguirre@cpdee.ufmg.br | 2607 |
Luiz Themystokliz Sanctos Mendes | luizt@cpdee.ufmg.br | 2618 |
Marco Aurélio de Souza Birchal | mbirchal@gmail.com | 2404 |
Marcos Antônio Severo Mendes | marcoss@cpdee.ufmg.br | 2624 |
Maria Auxiliadora Muanis Persechini | dora@cpdee.ufmg.br | 2617 |
Maurílio Nunes Vieira | maurilionunesv@cpdee.ufmg.br | 2627 |
Murilo Eugênio Duarte Gomes | murilogomes@ufmg.br | 2602 |
Patrícia Nascimento Pena | ppena@ufmg.br | 2604 |
Paulo Fernando Seixas | paulos@cpdee.ufmg.br | 2620 |
Pedro Francisco Donoso Garcia | pedro@cpdee.ufmg.br | 2622 |
Peterson de Resende | peterson@ufmg.br | LRC |
Porfírio Cabaleiro Cortizo | porfirio@cpdee.ufmg.br | 2621 |
Reinaldo Martinez Palhares | rpalhares@ufmg.br | 2605 |
Ricardo de Oliveira Duarte | ricardoduarte@ufmg.br | 2521 |
Ricardo Luiz da Silva Adriano | rluiz@cpdee.ufmg.br | 2226 |
Seleme Isaac Seleme Jr. | seleme@cpdee.ufmg.br | 3458 |
Walmir Matos Caminhas | caminhas@cpdee.ufmg.br | 2520 |
No curso de Engenharia Elétrica da UFMG existem três modalidades de disciplinas que o aluno pode cursar as obrigatórias, as optatívas e as eletívas (ou formação livre). Veja a seguir mais informações a respeito destas disciplinas.
As disciplinas obrigatórias são as matérias que o aluno deve necessariamente cursar para poder se formar em Engenharia Elétrica. No percurso atual (D-20181), são no total 48 disciplinas que somam 168 créditos. Estão incluídas nessa lista as matérias do ciclo básico (ICEx), do ciclo profissionalizante (na Escola de Engenharia), 2 disciplinas de ciências humanas, além do TCC e do estágio, que também são obrigatórios. Cabe ressaltar que o curso de engenharia elétrica possui vários certificados que possuem suas matérias obrigatórias e que não estão incluídas nesta tabela. A escola de engenharia está reformulando a grade curricular, que entrará em vigor futuramente. Veja o quadro de disciplinas obrigatórias a baixo tanto para a grade atual quanto para a que entrará em vigor:
Disciplinas optativas são disciplinas que podem ser cursadas à livre escolha do aluno, mas que estão previstas no currículo do curso. Algumas possuem como pré-requisito disciplinas obrigatórias do curso.
Quadro de disciplinas optativasDisciplinas eletivas ou Formação Livre são disciplinas que podem ser cursadas à livre escolha do aluno e que não estão previstas no currículo da engenharia elétrica da UFMG, e que não exigem pré-requisito. Caso o aluno queira cursar disciplinas de outros cursos da UFMG que não estão na matriz curricular da engenharia elétrica, o aluno deve solicitar a matrícula em disciplinas eletivas ou formação livre, obedecendo os prazos do calendário de matrículas da UFMG, essas matérias serão aproveitadas como carga horária de formação livre.
Tipo de Disciplina | Créditos Exigidos Mínimos |
---|---|
Disciplinas Obrigatórias | 149 |
Certificado de Estudos | 38 |
Obrigatórias | 8 a 14 |
Optativas | 24 a 30 |
Formação Geral | 35 |
Formação em Ciências Humanas | 8 |
Formação Livre | 8 |
Gestão de Projetos Tecnológicos | 2 |
Trabalho de Conclusão de Curso | 4 |
Estágio Curricular | 13 |
Cada crédito equivale a 15 horas de aula.
Certificado de Estudos | Disciplinas Obrigatórias | Disciplinas Optativas |
---|---|---|
Controle de Processos | 11 | 27 |
Computação | 8 | 30 |
Eletrônica de Potência | 14 | 24 |
Sistemas de Energia Elétrica | 8 | 30 |
Telecomunicações | 8 | 30 |
Certificado Aberto | Variável | Variável |
O certificado aberto deve ser tratado particularmente com o tutor do certificado e o colegiado do curso.
Durante o período acadêmico a UFMG promove eventos e atividades abertos para comunidade acadêmica. Confira a seguir os principais eventos que ocorrem na UFMG relacionados a Escola de Engenharia.
Idealizada pelos integrantes do grupo PET - Engenharia Elétrica - UFMG e seus parceiros, a competição teve sua primeira edição realizada em agosto de 2014, e encontra-se em sua 7ª edição com o objetivo de incentivar os alunos da graduação e do ensino médio e técnico a aplicar seus conhecimentos adquiridos em sala de aula na construção de robôs autônomos. As equipes ficam encarregadas de construir um robô seguidor de linha capaz de superar os desafios propostos e atender às restrições do regulamento. Para participar da competição as equipes interessadas podem ter até três membros regularmente matriculados em qualquer instituição de ensino médio, técnico ou superior. Saiba mais clicando no botão a seguir ou visitando a sessão da CoRA neste site.
A Ruptura é uma feira cuja programação é composta por startups, palestras e cases sobre desenvolvimento de ideias, gameshow e bootcamp (treinamento no formato de competição). Feito por estudantes para estudantes, o evento reúne convidados que trilharam caminhos “fora do padrão” e apresentam maneiras inusitadas e se pensar a carreira acadêmica e profissional.
A Expo Engenharia é uma mostra que reúne projetos – entre associações estudantis, empresas juniores, equipes de competição, projetos de extensão e instituições de representação estudantil– que envolvem os alunos da Escola de Engenharia. Entre as iniciativas são apresentadas em mesas montadas no hall do bloco 3 do prédio, estão as equipes de competição Uai, sô! Fly!, da Engenharia Aeroespacial, Baja UFMG, da Engenharia Mecânica, Autobotz, de robótica, PET-Engenharia Elétrica e o projeto de extensão Equalizar, cursinho oferecido a jovens da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Além da exposição dos projetos, o evento conta com palestras no auditório principal e nas salas de seminário.
A Mercado em Conexão é uma feira de recrutamento realizada pelas empresas juniores de engenharia e gestão da UFMG. Seu intuito é promover o contato dos alunos da universidade com grandes empresas ainda antes de se formar. Durante sua realização, as empresas se apresentam em estandes e divulgam seus processos de estágios e trainees.
Incentivado pela Atlética e o Grêmio da Elétrica, a Engenharia Elétrica semestralmente promove o Campeonato da Elétrica, que consiste em um campeonato de futsal. A princípio ocorre uma pré-seleção para a estruturação dos grupos. Posteriormente acontece a fase de grupos, selecionando os dois melhores times do grupo e depois uma sequência de eliminatórias, até se estabelecer o time vencedor. A participação no campeonato pode ser feita por quaisquer alunos da Elétrica UFMG que queira participar, homens e mulheres, desde que possuam um time. Sendo assim, o Campeonato é uma ótima oportunidade de integração e socialização com os alunos do curso.
A Semana de Engenharia Elétrica (S2E) traz para os estudantes do curso uma semana de visitas técnicas, palestras, oficinas, minicursos e mesas redondas, todas relacionadas às diversas áreas que a Engenharia Elétrica abrange, e que permitem que os alunos tenham uma visão mais ampla em relação ao curso e às suas aplicações.
A Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP) é uma instituição controlada pela UFMG e tem como missão prestar assistência estudantil aos alunos da Universidade. Os benefícios e auxílios oferecidos pela Fump são para os estudantes de graduação de cursos presenciais da UFMG, que estejam matriculados, frequentes e que necessitem de algum apoio para se manter na Universidade.
Para ter acesso aos benefícios é necessário preencher um Questionário Socioeconômico, disponível em: http://sinae.fump.ufmg.br/sinaeWeb/login.jsf. Após responder o questionário, o aluno deve reunir alguns documentos específicos e levá-los à Fundação, para passar por um análise, triagem e, posteriormente uma entrevista com os assistentes da Fump. Para mais informações acesse o site da Fump: http://www.fump.ufmg.br/.
A Fump - Fundação Universitária Mendes Pimentel, fornece diversos tipos de assistência aos alunos da UFMG e tem em funcionamento o Programa de Alimentação. Esse programa tem como missão oferecer refeições de qualidade, com cardápio variado e balanceado para a comunidade interna e externa à Universidade. Para isso existem os Restaurantes Univeritários - RUs - refeitórios que trabalham com o sistema de bandejão. Ao todo, a Fump administra cinco RUs na UFMG, sendo dois no Campus Pampulha.
Classificação | Preço |
---|---|
Estudantes assistidos pela Fump - nível I | Gratuito |
Estudantes assistidos pela Fump - níveis II e III | R$1,00 |
Adolescentes do convênio UFMG/Cruz Vermelha | R$1,00 |
Estudantes assistidos pela Fump - nível IV-A | R$2,00 |
Estudantes assistidos pela Fump - nível IV-B | R$2,90 |
Estudantes regularmente matriculados na UFMG e que não são assistidos pela Fump | R$5,60 |
Servidores técnico-administrativos em educação e funcionários de fundações de apoio da UFMG | R$6,00 |
Servidores docentes e usuários especiais (obras e prestadores de serviço terceirizados) | R$8,50 |
Visitantes | R$11,50 |
Todos os usuários, exceto visitantes dos restaurantes universitários deverão, obrigatoriamente, apresentar a carteirinha do Sistema de Bibliotecas da UFMG e um documento oficial de identificação com foto, ou a carteirinha única.
O CEU - Centro Esportivo Universitário - da UFMG é uma ótima opção de lazer e descanso para os alunos da Universidade. O CEU conta com piscinas, quadras de esportes e poliesportivas, cantina e vestiários e funciona de terça a sexta-feira, das 7:00 às 21:30 horas e aos sábados, domingos e feriados das 08:00 às 18:30 horas. As carteirinhas têm o custo de R$10,00 e a valdade de um semestre. O pedido para confecção de carteirinhas é feito através de um formulário, disponível em: https://www.ufmg.br/ceu/form/confeccao_carteira/index.
Na Engenharia Elétrica é possível ter a experiência de viver em outro país, ter aulas em outras universidades e conhecer uma cultura diferente. Ao longo do ano são publicados editais de diversos programas de intercâmbio, dentre eles:
O BRAFITEC (Brasil France Ingénieur TECnologia) é um Programa de Intercâmbio desenvolvido no âmbito da cooperação entre o Brasil e a França e que se organiza por meio de parcerias universitárias. Este programa destina-se aos alunos dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Sistemas e Ciência da Computação. Para alunos da Engenharia Elétrica, é possível se inscrever se tiver sido cumprida uma carga horária de no mínimo 1440 horas e de, no máximo, 2880 horas, se tiver RSG acima de 3,0 e se apresentar nota B1 ou superior no teste de proficiência CAPES- CNPq da Aliança Francesa.
O Minas Mundi é um programa internacional que visa promover o intercâmbio cientifico e cultural entre a Universidade Federal de Minas Gerais e instituições estrangeiras parceiras, proporcionando aos alunos de graduação da UFMG uma experiência acadêmica internacional. Para participar é necessário estar regularmente matriculado, ter concluído pelo menos 20% dos créditos necessários para integralização curricular e não ultrapassar o limite máximo de créditos necessários para a integralização curricular, e comprovar o nível de proficiência em língua estrangeira solicitado pela instituição de destino.
O aluno selecionado para participar do Programa Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades receberá bolsa do Banco Santander no valor total de €3.000,00 (três mil euros). A mobilidade tem um período de um semestre. Entre as exigências para participar do programa o aluno deve ter mais de 18 anos, ter completado no mínimo 50% (cinquenta por cento) da carga horária total do seu curso até a data da inscrição e comprovar proficiência na língua espanhola.
A matrícula, para os alunos veteranos de Graduação, pode ser realizada em três fases:
1ª Fase da Matrícula: Etapa obrigatória para todos os alunos de Graduação. Nessa Fase, o estudante poderá requerer matrícula para as atividades obrigatórias, optativas e de Formação Complementar Aberta.
2ª Fase da Matrícula: O estudante poderá requerer a inclusão de novas atividades, obrigatórias e optativas, em turmas com vaga.
3ª Fase da Matrícula: O estudante poderá requerer matrícula para as atividades de Formação Livre.
Obs.: Somente será possível requerer matrícula nas atividades de Formação Completar Aberta:
O manual do aluno UFMG fornece um passo-a-passo completo e detalhado sobre todo o processo de matrícula. O manual está disponível no link a seguir: Manual do Aluno.
Como forma de ajudar na melhor gestão do seu tempo e no melhor planejamento do seu curso, o PETEE criou o Percurso Curricular Interativo, no qual o aluno tem acesso à trajetória curricular que deve ser feita de acordo com seu certificado de estudo escolhido.
É responsável pelos registros ao longo da vida acadêmica do aluno. São funções deste órgão a emissão de histórico escolar e de declarações (como a declaração de frequência), o arquivamento de documentos dos alunos, o lançamento no sistema acadêmico da UFMG dos trancamentos de matrículas, de aproveitamento de estudos, de notas e correções, o requerimento de diploma, entre outras funções. Os formulários necessários para realizar a maioria dessas ações estão no site da seção de ensino. Funciona na Sala 3006 do Bloco 3 da Escola de Engenharia.
(31) 3409-4802
ensino@eng.ufmg.br
Trancamento de matrícula é a suspensão parcial ou total das atividades acadêmicas.
O trancamento parcial pode ser realizado, no máximo, duas vezes em cada disciplina: uma com justificativa, a ser avaliada pelo Colegiado da Elétrica que poderá ou não conceber o trancamento, e outra sem, estando o requerimento dentro dos prazos previstos pelo Calendário Acadêmico. O Trancamento Parcial só poderá ser efetivado se a soma dos créditos das disciplinas não trancadas resulte em um número superior ao mínimo de créditos exigidos pelo curso de Engenharia Elétrica - 15 créditos -, caso contrário, o requerimento será recusado.
O Trancamento Total da matrícula pode ser solicitado desde a efetivação da matrícula até o último dia do semestre letivo. No decorrer do curso, o aluno tem direito apenas a um trancamento total sem justificativa, com duração de um semestre letivo. O trancamento total, com justificativa, pode ser concedido por mais de uma vez e com duração determinada, a juízo do Colegiado.
Para realizar o trancamento total ou parcial da matrícula, é necessário a assinatura de documentos fornecidos pelo moodle do colegiado, para serem entregues no colegiado. Veja como obter estes documentos a seguir: