A formação de um Engenheiro Eletricista pode ser muito diversa e dinâmica, por isso na UFMG, temos diversos enfoques que o profissional pode vir a seguir. A trajetória do aluno pelo curso é caracterizada pelos Certificados de Estudos (Formação Complementar Pré-Estabelecida) e, opcionalmente, por um Certificado de Estudos Abertos (Formação Complementar Aberta), que propicie uma adequação do saber específico em Engenharia Elétrica a outro que o complemente.
O curso engloba cinco grandes áreas de conhecimento, compreendidas nos certificados de estudos pré-estabelecidos: Computação, Controle de Processos, Eletrônica de Potência, Sistemas de Energia Elétrica e Telecomunicações. Os Certificados de Estudos são obrigatórios e definem as possibilidades de percursos de formação mínima do aluno no curso. Estes certificados podem ser unicamente de formação específica em Engenharia Elétrica ou mesmo contemplar uma formação mista, adequadamente articulada entre uma formação específica e uma formação complementar.
O certificado de Eletrônica de Potência no curso de Engenharia Elétrica tem como objetivo possibilitar que o engenheiro eletricista analise, conceba e implemente processos relacionados à conversão e ao processamento de energia, visando a máxima eficiência e qualidade do produto, além de tecnologias ligadas às fontes de energia limpa em termos de impacto ambiental. Tal certificado, por ser fechado, não é flexível, porém abrange um grande número de setores como: industrial, comercial, serviços , utilidades domésticas, automotivo, manipuladores robóticos, biomédico e outros.
O certificado de Computação no curso de Engenharia Elétrica tem como objetivo possibilitar que o engenheiro eletricista analise, conceba, implemente e adapte sistemas de computação, preferencialmente para fins no ramo da engenharia elétrica. O certificado não se equivale em habilidades e conhecimento com um curso de ciência da computação, ele promove um percurso onde o estudante irá conhecer e empregar técnicas e ferramentas para utilização em tecnologias do contexto da eletro/eletrônica.
Por ser um currículo flexível, ele possibilita a atuação de variadas áreas como: Desenvolvimento de ferramentas, aplicações de software, automação industrial, ciência de dados, sistemas embarcados, entre outras.
O ramo da computação é caracterizado por aceleradas mudanças e evoluções, necessitando uma constante atualização do profissional.
O Certificado de Sistemas de Energia Elétrica no curso de Engenharia Elétrica tem como objetivo possibilitar que o engenheiro eletricista análise, implemente e desenvolva a instalação e a expansão de sistemas de energia elétrica. Os conhecimentos adquiridos possibilitam a atuação do engenheiro no setor industrial, de pesquisa, em consultoria e em agentes do setor elétrico. Tal certificado é fechado, sendo assim não é flexível, porém é desenvolvido para abranger um grande número de setores.
O certificado de engenharia de áudio toma como base o estudo do som, por isso, suas maiores atuações são vistas na área da música e organização audiovisual. Suas matérias básicas são: Análise de sistemas dinâmicos lineares, Processamento de sinais e Eletrônica de potência. Entretanto, o certificado necessita de conhecimentos de diversas ciências e é comumente complementado por disciplinas de outros departamentos/cursos. No mercado de trabalho, as áreas de atuação mais comuns são: Acústica de ambientes (projetos acústicos arquitetônicos), perícia (poluição sonora e as medições relacionadas), efeitos em instrumentos musicais, amplificadores sonoros e melhorias no áudio de dispositivos eletrônicos.
O certificado tem como objetivo ensinar aos estudantes a base de conhecimentos associados à área da robótica, porém, por ser bastante flexível e multidisciplinar, também é viável desenvolver variadas habilidades dentro deste ramo. Essa área é considerada bastante promissora, sendo possível ver grandes investimentos das empresas nesse setor, o que faz com que o profissional deste campo necessite de constante atualização e transformação. Dentro da robótica é possível trabalhar em diferentes áreas como: desenvolvimento de sistemas robóticos, serviços de robôs, entre outros, sendo o setor de fábricas de montagem de carros aquele que mais tem empregado nos últimos anos.
O Certificado de Biomédica no curso de Engenharia Elétrica tem como objetivo possibilitar a inserção do engenheiro na área médica. Os conhecimentos adquiridos são principalmente das áreas da informática, eletrônica e biologia possibilitam a criação e análise de equipamentos médicos, odontológicos e biológicos, bem como a atuação em centros de pesquisa. Tal certificado é flexível, podendo, com a orientação do tutor, ter sua grade de integralização moldada para focar nas específicas áreas de interesse do aluno como, por exemplo: fisiologia celular, biosinais, citologia, neurociência de sistemas, biomecânica, entre outros.
O certificado de Fontes Alternativas de Energia é um certificado aberto do curso de Engenharia Elétrica da UFMG. Ele busca formar um profissional com conhecimento técnico e científico capaz de atender a uma crescente demanda na área de tecnologia e planejamento de sistemas de energia alternativa, face às crises energéticas não só brasileiras, mas sofridas por toda a comunidade internacional nas últimas décadas.